Project Description

Transtornos de Humor – Depressão

Depressão (transtorno depressivo maior ou depressão clínica) é um transtorno de humor comum, mas sério. Ela causa sintomas graves que afetam a maneira como você se sente, pensa e lida com as atividades diárias, como dormir, comer ou trabalhar. Para ser diagnosticado com depressão, os sintomas devem estar presentes por pelo menos duas semanas.  Algumas pessoas experimentam apenas alguns sintomas, enquanto outras podem experimentar muitos ou todos. Vários sintomas persistentes, além do humor deprimido, são necessários para o diagnóstico de depressão maior. No entanto, pessoas com apenas alguns sintomas, associados a marcado prejuízo funcional, podem se beneficiar do tratamento da depressão “subsindrômica”. A gravidade e frequência dos sintomas, e o tempo de duração variam dependendo do indivíduo e de sua doença em particular, assim como os sintomas também podem variar dependendo do estágio da doença.

SINTOMAS DE DEPRESSÃO
  • Humor deprimido, “vazio”, tristeza ou ansiedade persistentes,
  • Sentimentos de desesperança ou pessimismo
  • Irritabilidade
  • Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo
  • Perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades
  • Diminuição de energia ou fadiga
  • Lentificação psicomotora (movendo-se ou falando mais devagar)
  • Inquietude / agitação ou com dificuldade em ficar sentado
  • Dificuldade em se concentrar, lembrar ou tomar decisões
  • Dificuldade em iniciar ou manter o sono, ou para despertar pela manhã; ou sonolência excessiva
  • Alterações do apetite e / ou mudanças de peso
  • Pensamentos de morte ou suicídio ou tentativas de suicídio
  • Dores, dores de cabeça, câimbras ou problemas digestivos sem uma causa física clara e / ou que não diminuem nem mesmo com o tratamento
Se você tem experimentado alguns destes sinais e sintomas a maior parte do dia, quase todos os dias, por pelo menos duas semanas, você pode estar sofrendo de depressão. É importante neste caso conversar com um especialista.

Algumas formas de depressão são ligeiramente diferentes, ou podem se desenvolver sob circunstâncias únicas, como por exemplo:

  • Transtorno depressivo persistente (também chamado de distimia) caracteriza-se por um humor deprimido que dura pelo menos dois anos. Uma pessoa diagnosticada com transtorno depressivo persistente pode ter episódios de depressão maior, juntamente com períodos de sintomas menos graves associados.
  • A depressão pós-parto é muito mais grave do que os “baby blues” (sintomas depressivos e ansiosos relativamente leves que normalmente desaparecem dentro de duas semanas após o parto) comuns em mulheres puérperas. As mulheres com depressão pós-parto apresentam depressão grave durante a gravidez, ou após o parto (depressão pós-parto). Os sentimentos de extrema tristeza, ansiedade e exaustão que acompanham a depressão pós-parto podem dificultar que essas novas mães realizem atividades diárias de cuidado para si e / ou para seus bebês.
  • A depressão psicótica ocorre quando uma pessoa tem depressão grave e alguma forma de psicose, como ter falsas crenças perturbadoras (ilusões) ou ouvir vozes ou ver coisas perturbadoras que os outros não conseguem ouvir ou ver (alucinações). Os sintomas psicóticos geralmente têm um “tema” depressivo, como delírios de culpa, pobreza ou doença.
  • O transtorno afetivo sazonal é caracterizado pelo início da depressão durante os meses de inverno, quando há menos luz solar natural. Esse tipo de depressão geralmente remite durante a primavera e o verão. A depressão de inverno, tipicamente acompanhada de retraimento social, aumento do sono e ganho de peso, previsivelmente retorna todos os anos.
  • O transtorno bipolar é diferente da depressão, apesar de os portadores deste transtorno experimentarem episódios de humor extremamente baixos que atendem aos critérios de depressão maior (chamada de “depressão bipolar”). Um paciente com transtorno de humor bipolar também experimenta no mínimo um episódio de humor extremo, eufórico ou irritável, chamado “mania”, ou uma forma menos grave, chamada “hipomania”.
Exemplos de outros tipos de transtornos depressivos adicionados à classificação diagnóstica do DSM-5 incluem transtorno disruptivo da desregulação do humor (diagnosticado em crianças e adolescentes) e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).
Conteúdo modificado a partir de dados do Nacional Institute of Mental Health (NIMH), disponível no site: https://www.nimh.nih.gov
Quero conversar