Project Description
Transtorno de Ansiedade Social
Ansiedade ocasional é uma parte normal da vida. Você pode se sentir ansioso quando se deparar com um problema no trabalho, antes de fazer um exame, um teste ou tomar uma decisão importante. Entretanto, os transtornos de ansiedade envolvem mais do que preocupação temporária ou medo. Para uma pessoa com um transtorno de ansiedade, a ansiedade não desaparece e pode piorar com o tempo. Os sentimentos podem interferir nas atividades diárias, como desempenho no trabalho, trabalho escolar e relacionamentos.
As pessoas com transtorno de ansiedade social (“fobia social”) têm um medo acentuado de situações sociais ou de desempenho, em que esperam se sentir envergonhadas, julgadas, rejeitadas ou com medo de ofender os outros.
Os sintomas do transtorno de ansiedade social incluem:
- Sentir-se muito ansioso por estar com outras pessoas e ter dificuldade em falar com elas
- Sentir-se muito autoconsciente diante de outras pessoas e preocupado em sentir-se humilhado, envergonhado ou rejeitado, ou com medo de ofender os outros.
- Ter muito medo de que outras pessoas os julguem
- Preocupar-se por dias ou semanas antes de um evento em que outras pessoas estarão
- Ficar longe de lugares onde há outras pessoas
- Ter dificuldade em fazer amigos e manter amigos
- Corando, suando ou tremendo em torno de outras pessoas
- Sentir-se enjoado ou doente no estômago quando outras pessoas estão por perto
A avaliação de um transtorno de ansiedade geralmente começa com uma visita a um médico generalista. Algumas condições de saúde física, como uma alteração na tireóide, ou em níveis de glicose, bem como o uso de alguns medicamentos, podem simular ou piorar um transtorno de ansiedade. Uma avaliação minuciosa da saúde mental faz-se necessária, porque os transtornos de ansiedade geralmente coexistem com outras condições relacionadas.
Conteúdo modificado a partir de dados do Nacional Institute of Mental Health (NIMH), disponível no site: https://www.nimh.nih.gov