Project Description

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) se desenvolve em algumas pessoas que sofreram um evento traumatizante, assustador ou perigoso. É natural sentir medo durante e após uma situação traumática. O medo provoca muitas mudanças no corpo em frações de segundos, para ajudar na defesa contra o perigo ou para evitá-lo. Essa resposta de “luta ou fuga” é uma reação típica para proteger uma pessoa de danos. Quase todo mundo experimentará uma série de reações após o trauma, mas a maioria das pessoas se recupera dos sintomas iniciais naturalmente. Aqueles que continuam a ter problemas podem ser diagnosticados com TEPT. Pessoas com TEPT podem sentir-se estressadas ou assustadas, mesmo quando não estão em perigo.

Sinais e sintomas

Nem todas as pessoas traumatizadas desenvolvem TEPT a longo prazo (crônico) ou mesmo em curto prazo (agudo). Nem todo mundo com TEPT passou por um evento perigoso. Algumas experiências, como a morte súbita e inesperada de um ente querido, também podem causar o transtorno.

Os sintomas geralmente começam cedo, dentro de 3 meses do incidente traumático, mas às vezes eles começam anos depois. Os sintomas devem durar mais de um mês, e serem graves o suficiente para interferir nos relacionamentos, ou em atividades profissionais. O curso da doença varia. Algumas pessoas se recuperam dentro de 6 meses, enquanto outras têm sintomas que duram muitos anos. Em algumas pessoas, a condição se torna crônica.

Para ser diagnosticado com TEPT, um adulto deve ter todos os itens a seguir por pelo menos 1 mês: • Pelo menos 1 sintomas de Revivências

  • Pelo menos 1 sintoma de Evitações
  • Pelo menos 2 sintomas de Hiperexcitabilidade / Reatividade
  • Pelo menos 2 sintomas de Humor / Alteração cognitiva

Sintomas de revivências incluem:

  • Flashbacks – reviver o trauma repetidamente, incluindo sintomas físicos como um coração acelerado ou transpiração
  • Pesadelos
  • Pensamentos assustadores

As revivências podem causar problemas diversos na rotina diária de uma pessoa. Os sintomas podem começar pelos próprios pensamentos e sentimentos da pessoa. Palavras, objetos ou situações que lembrem do evento também podem desencadear novos sintomas.

Sintomas de evitação incluem:

  • Ficar longe de lugares, eventos ou objetos que lembrem a experiência traumática
  • Evitar pensamentos ou sentimentos relacionados ao evento traumático

Coisas que lembram uma pessoa do evento traumático podem desencadear sintomas de evitação. Esses sintomas podem fazer com que uma pessoa mude sua rotina pessoal. Por exemplo, depois de um acidente de carro, uma pessoa que normalmente dirige pode evitar dirigir ou andar de carro.

Sintomas de hiperexcitação e reatividade incluem:

  • Ser facilmente assustado
  • Sentir-se tenso, agitado ou “no limite”
  • Alterações no sono
  • Irritabilidade / explosões de raiva

Os sintomas de hiperexcitação geralmente são constantes, não diretamente relacionados aos fatos que lembram os eventos traumáticos. Esses sintomas podem fazer com que a pessoa se sinta irritada, ansiosa e angustiada, e podem dificultar as tarefas diárias, como dormir, comer ou se concentrar.

Sintomas de humor e alteração cognitiva incluem:

  • Problemas para lembrar os principais fatos do evento traumático
  • Pensamentos negativos sobre si mesmo ou sobre o mundo
  • Sentimentos distorcidos como culpa ou raiva de si
  • Perda de interesse em atividades agradáveis

Os sintomas do humor e as alterações cogntivas podem começar ou piorar após o evento traumático, mas não ocorrem devido a uma lesão ou uso de substâncias. Esses sintomas podem fazer com que a pessoa se sinta distante ou desapegada de amigos ou familiares. É natural ter alguns destes sintomas após um evento perigoso.

Algumas vezes as pessoas apresentam sintomas muito graves que desaparecem depois de algumas semanas. Isso é chamado de transtorno de estresse agudo. Quando os sintomas duram mais de um mês, afetam seriamente a capacidade de funcionar de uma pessoa e não se devem ao uso de substâncias, doenças médicas ou qualquer outra coisa, exceto o evento em si, podem ser TEPT.

Algumas pessoas com TEPT não apresentam sintomas durante semanas ou meses. O TEPT é frequentemente acompanhado por depressão, abuso de substâncias ou um ou mais dos outros transtornos de ansiedade.

Crianças e adolescentes podem ter reações extremas ao trauma, mas seus sintomas podem não ser os mesmos dos adultos.

Em crianças muito jovens (menos de 6 anos de idade), estes sintomas podem incluir:

  • Voltar a ter perdas urinárias após ter aprendido a usar o banheiro
  • Esquecer como falar, ou não conseguir mais falar
  • Reencenar / atuar o evento traumático durante brincadeiras / momento de lazer
  • Demonstrar apego excessivo com um dos pais ou outro adulto

Crianças mais velhas e adolescentes têm maior probabilidade de apresentar sintomas semelhantes aos observados em adultos. Podem ainda desenvolver comportamentos disruptivos, desrespeitosos ou agressivos. Crianças mais velhas e adolescentes podem se sentir culpadas ou ainda ter pensamentos de vingança.

Conteúdo modificado a partir de dados do Nacional Institute of Mental Health (NIMH), disponível no site: https://www.nimh.nih.gov

Quero Marcar uma consulta