Project Description

Transtorno de Pânico

Ansiedade ocasional é uma parte normal da vida. Você pode se sentir ansioso quando se deparar com um problema no trabalho, antes de fazer um exame, um teste ou tomar uma decisão importante. Entretanto, os transtornos de ansiedade envolvem mais do que preocupação temporária ou medo. Para uma pessoa com um transtorno de ansiedade, a ansiedade não desaparece e pode piorar com o tempo. Os sentimentos podem interferir nas atividades diárias, como desempenho no trabalho, trabalho escolar e relacionamentos.

As pessoas com transtorno do pânico apresentam episódios recorrentes  de crises / ataques de pânico inesperados, os quais se caracterizam por períodos súbitos de medo intenso que podem incluir os seguintes sintomas:

– Palpitações (sentir batimentos cardíacos)

– Taquicardia (aceleração da frequência cardíaca)

– Sudorese (suor)

– Tremores, calafrios ou calorões

– Tonturas, náuseas, fraqueza

– Sensações de falta de ar, sufocamento ou asfixia

– Dor no peito

– Dormências

– Sentimento de morte ou de “desgraça” iminente

– Despersonalização / desrealização

Geralmente observa-se:

  • Ataques repentinos e repetidos de medo intenso
  • Sentimentos de “perda de controle” durante um ataque de pânico
  • Intensa preocupação sobre quando o próximo ataque acontecerá
  • Medo ou evitação de locais onde os ataques de pânico ocorreram no passado

A avaliação de um transtorno de ansiedade geralmente começa com uma visita a um médico generalista. Algumas condições de saúde física, como uma alteração na tireóide, ou em níveis de glicose, bem como o uso de alguns medicamentos, podem simular ou piorar um transtorno de ansiedade. Uma avaliação minuciosa da saúde mental faz-se necessária, porque os transtornos de ansiedade geralmente coexistem com outras condições relacionadas.

Conteúdo modificado a partir de dados do Nacional Institute of Mental Health (NIMH), disponível no site: https://www.nimh.nih.gov

Quero Marcar uma consulta