Project Description
Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é um distúrbio comum, crônico e de longa duração, no qual a pessoa tem pensamentos (obsessões) e comportamentos (compulsões) incontroláveis e recorrentes, que sente a necessidade de repetir, por vezes de forma descontrolada.
Sinais e sintomas
Pessoas com TOC podem apresentar sintomas de obsessões, compulsões ou ambos. Esses sintomas podem interferir em todos os aspectos da vida, como trabalho, escola e relacionamentos pessoais.
Obsessões: são pensamentos repetidos, impulsos ou imagens mentais que causam ansiedade. Sintomas comuns incluem:
- Medo de germes ou contaminação
- Pensamentos indesejados proibidos ou tabus envolvendo sexo, religião e prejuízos
- Pensamentos agressivos em relação a outros ou a si mesmo
- Ter coisas simétricas ou em uma ordem perfeita
Compulsões são comportamentos repetitivos que uma pessoa com TOC sente a necessidade de fazer em resposta a um pensamento obsessivo.
Compulsões comuns incluem:
- Limpeza excessiva e / ou lavagem das mãos
- Organizar / arrumar as coisas de uma forma precisa e específica
- Verificações repetitivas (porta trancada; luz apagada; forno desligado etc.)
- Contagem compulsiva
Nem todos os rituais ou hábitos são compulsões. Todo mundo checa as coisas às vezes.
Entretanto uma pessoa com TOC geralmente:
- Não consegue controlar seus pensamentos ou comportamentos, mesmo quando esses pensamentos ou comportamentos são reconhecidos como excessivos
- Gasto de pelo menos 1 hora por dia com esses pensamentos ou comportamentos
- Não tem prazer ao realizar os comportamentos ou rituais, mas pode sentir um alívio breve da ansiedade que os pensamentos causam
- Experimenta problemas significativos em sua vida diária devido a esses pensamentos ou comportamentos
Alguns indivíduos com TOC também apresentam um transtorno de tiques. Os tiques motores são movimentos repentinos, breves e repetitivos, como piscar os olhos e outros movimentos oculares, fazer caretas faciais, encolher os ombros e empurrar a cabeça ou os ombros. Tiques vocais comuns incluem sons repetitivos de limpeza da garganta, farejamento ou grunhidos.
Os sintomas podem ir e vir, diminuir com o tempo ou piorar. Pessoas com TOC podem tentar ajudar a si mesmas, evitando situações que desencadeiem suas obsessões, ou podem usar álcool ou drogas para alívio dos sintomas.
Embora a maioria dos adultos com TOC reconheça que o que eles estão fazendo não faz sentido, alguns adultos e a maioria das crianças podem não perceber que seu comportamento é incomum. Pais ou professores normalmente reconhecem sintomas de TOC em crianças.
O TOC pode interferir em todos os aspectos da vida se não for tratado.
Se você acha que tem TOC, procure um psiquiatra!
Conteúdo modificado a partir de dados do Nacional Institute of Mental Health (NIMH), disponível no site: https://www.nimh.nih.gov