Project Description
Transtornos de Humor – Bipolar
O transtorno de humor bipolar, também conhecido como “doença maníaco-depressiva”, é um distúrbio cerebral que causa alterações incomuns no humor, energia, níveis de atividade e capacidade de realizar tarefas cotidianas. Existem quatro tipos básicos de transtorno de humor bipolar; todos eles envolvendo mudanças claras nos níveis de humor, energia e atividade. Esses estados de humor variam de períodos de extrema “expansão”, euforia e energia (conhecidos como episódios maníacos) a períodos de “depressão”, tristeza e desesperança (conhecidos como episódios depressivos). Períodos maníacos menos graves são conhecidos como episódios hipomaníacos.
- Transtorno Bipolar I – definido por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias, ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa precisa de atendimento hospitalar imediato. Geralmente, os episódios depressivos também ocorrem, durando pelo menos 2 semanas. Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis.
- Transtorno Bipolar II – definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, mas não os episódios maníacos completos descritos acima.
- Transtorno Ciclotímico (também chamado de ciclotimia) – definido por numerosos períodos de sintomas hipomaníacos, bem como numerosos períodos de sintomas depressivos com duração de pelo menos 2 anos (1 ano em crianças e adolescentes). No entanto, os sintomas não atendem aos requisitos de diagnóstico para um episódio hipomaníaco e um episódio depressivo.
- Outros Transtornos Bipolares e Relacionados Especificados e Não Especificados – definidos por sintomas do transtorno bipolar que não correspondem às três categorias listadas acima.
As pessoas com transtorno bipolar experimentam períodos de emoção incomumente intensa, mudanças nos padrões de sono e níveis de atividade, além de comportamentos incomuns. Esses períodos distintos são chamados de “episódios de humor”. Os episódios de humor são drasticamente diferentes dos humores e comportamentos típicos da pessoa. Mudanças extremas de energia, atividade e sono acompanham os episódios de humor.
Pessoas em um episódio maníaco podem apresentar os seguintes sintomas:
- Autoestima inflada ou grandiosidade;
- Irritabilidade / Disforia;
- Redução da necessidade de sono (necessitar poucas horas de sono);
- Fala acelerada / Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando;
- Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados;
- Distração / atenção facilmente desviada;
- Aumento da atividade dirigida a objetivos (seja socialmente, no trabalho ou escola, seja sexualmente) ou agitação psicomotora;
- Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial para consequências dolorosas (compras excessivas, indiscrições sexuais ou investimentos financeiros insensatos).
Pessoas em um episódio depressivo podem apresentar os seguintes sintomas:
- Humor deprimido, “vazio”, tristeza, sentimentos de desesperança ou pessimismo;
- Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo;
- Perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades;
- Diminuição de energia ou fadiga / Lentificação psicomotora;
- Inquietude / agitação ou com dificuldade em ficar sentado;
- Dificuldade em se concentrar, lembrar ou tomar decisões;
- Alterações no padrão de sono-vigília;
- Alterações do apetite e / ou mudanças de peso;
- Pensamentos de morte ou suicídio ou tentativas de suicídio.
Às vezes, um episódio de humor inclui ambos sintomas maníacos e depressivos. Isso é chamado de um episódio com características mistas. As pessoas que experimentam um episódio com características mistas podem se sentir muito tristes, vazias ou sem esperança, ao mesmo tempo em que se sentem extremamente energizadas.
O transtorno bipolar pode estar presente mesmo quando as mudanças de humor são menos extremas. Por exemplo, algumas pessoas com transtorno bipolar experimentam hipomania, uma forma menos grave de mania. Durante um episódio hipomaníaco, um indivíduo pode se sentir muito bem, ser altamente produtivo e funcionar bem. A pessoa pode não sentir que algo está errado, mas a família e os amigos podem reconhecer as mudanças de humor e / ou mudanças nos níveis de atividade como possível transtorno de humor bipolar. Sem tratamento adequado, as pessoas com hipomania podem desenvolver mania grave ou depressão.Diagnóstico e tratamento adequados ajudam as pessoas com transtorno bipolar a levar uma vida saudável e produtiva. Conversar com um médico psiquiatra ou outro profissional de saúde mental licenciado é o primeiro passo para quem acha que ele ou ela pode ter transtorno bipolar.
Transtorno Bipolar e Outras Doenças
Alguns sintomas do transtorno bipolar são semelhantes a outras doenças, o que pode tornar difícil para um médico fazer um diagnóstico. Além disso, muitas pessoas têm transtorno de humor bipolar juntamente com outra doença, como transtornos de ansiedade, abuso de substâncias ou um transtorno alimentar. Pessoas com transtorno bipolar também estão em maior risco para desenvolverem doenças da tireóide, enxaqueca, doenças cardíacas, diabetes, obesidade e outras doenças físicas. Psicose: Às vezes, uma pessoa com episódios graves de mania ou depressão também apresenta sintomas psicóticos, como alucinações ou delírios. Os sintomas psicóticos tendem a corresponder ao humor extremo da pessoa. Por exemplo: Alguém que tenha sintomas psicóticos durante um episódio maníaco pode acreditar que ela é famosa, tem muito dinheiro ou tem poderes especiais.
Alguém que tenha sintomas psicóticos durante um episódio depressivo pode acreditar que está arruinado e sem dinheiro, ou que cometeu um crime.
Como resultado, pessoas com transtorno bipolar que também têm sintomas psicóticos são por vezes diagnosticadas erroneamente com esquizofrenia.
Ansiedade e TDAH: Transtornos de ansiedade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) são frequentemente diagnosticados em pessoas com transtorno bipolar.
Abuso de substâncias: Pessoas com transtorno bipolar também podem abusar de álcool ou drogas, ter problemas de relacionamento, ou apresentar um desempenho ruim na escola ou no trabalho. Família, amigos e pessoas com sintomas podem não reconhecer esses problemas como sinais de uma doença mental importante, como o transtorno bipolar.